Após a cirurgia observa-se uma perda de peso cumulativa, que se estabiliza após dois anos, aproximadamete. Nos primeiros seis meses a perda costuma ser mais intensa, com a maior parte do resultado sendo obtido ainda no primeiro ano, mas podendo durar um pouco mais, principalmente no caso da banda gástrica, onde a perda é mais lenta e prolongada. A perda de peso média varia entre 20 e 30% do peso inicial para a banda gástrica e de 30 a 40% para as cirurgias de Capella e Scopinaro.

Além da resposta final mais intensa, a velocidade de perda é mais rápida na cirurgia de capella que na banda. Além disso, quando analisamos as variações individuais nas pessoas submetidas às diferentes abordagens, observamos que o insucesso é muito infrequente na cirurgia de bypass gástrico e na derivação biliopancreática.

O mesmo não se pode afirmar da banda gástrica, onde a resposta é mais dependente do comportamento individual do paciente. Obviamente o comprometimento de cada um, independentemente da técnica, ingerindo alimentos de baixo teor calórico, e praticando exercícios regularmente, irá aumentar a quantidade e a velocidade de peso perdido. Portanto, caso não hajar um compromisso do indivíduo no sentido de seguir as orientações médicas, evitando principalmente exageros com os doces, a gordura e o álcool, a perda de peso final pode ser comprometida.

Outro aspecto importante de se lembrar é que a velocidade e a intensidade da perda de peso é muito variável de pessoa para pessoa, havendo indivíduos com tendência a uma perda mais arrastada, ou menos intensa. Embora sempre exista uma grande ansiedade para se atingir a meta desejada, a maioria dos pacientes permanecerá com algum excesso de peso, variando de acordo com o status pré-operatório e as modificações promovidas nos hábitos de vida.

Escreva um comentário:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Clínica Baros

Telefone:    +55.71.2109.2412