medico

Depois da cirurgia, todos os pacientes bariátricos precisam de um acompanhamento especializado, que envolve avaliações permanentes, exercícios físicos, cuidados nutricionais minuciosos e apoio psicológico. Leia abaixo as recomendações da Clínica Baros.

Acompanhamento médico.

Logo após a cirurgia, são necessárias revisões bem próximas. A primeira é realizada entre 5 e 8 dias após o procedimento, para a remoção dos pontos cirúrgicos, e as próximas são realizadas mensalmente durante o primeiro ano.

No segundo ano, as revisões passam a ser trimestrais e, após esse período, a cada seis meses até o 5º ano. Finalmente, as avaliações passam a ser anuais até se completarem dez anos de acompanhamento.

Os pacientes da Clínica Baros que residam em outros estados ou municípios mais distantes são acompanhados em intervalos maiores, mas recebem telefonemas todos os meses para verificarmos a evolução do peso e a adaptação à nova vida.

Eventualmente, recomendamos algumas vitaminas como complementação àquelas ingeridas na dieta para os pacientes que apresentem perdas muito rápidas. É possível também que o uso de drogas para controle de diabetes, hipertensão e aumento do colesterol tenha que ser revisto ou até suspenso com a redução do peso.

É importante que o paciente não falte às consultas, compareça às reuniões mensais da Clínica Baros e não permita de forma alguma que pessoas despreparadas tentem manipular o dispositivo de injeção, sob pena de causar infecção ou danos ao seu funcionamento.

A nossa equipe está sempre de sobreaviso para quaisquer esclarecimentos. Portanto, nossos pacientes não devem hesitar em nos procurar caso exista alguma dúvida ou problema.

Cirurgia plástica

Ao alcançar e se estabilizar no peso adequado, o paciente poderá ser submetido a cirurgias plásticas para retirada do excesso de pele e tecido subcutâneo (dermolipectomias), lipoaspiração e outros procedimentos, caso necessário.

A necessidade irá depender de fatores individuais como elasticidade da pele, idade, distribuição de gordura, atividade física, fatores de risco, análise de custos, etc. e deve ser indicada pelo cirurgião plástico após avaliação.

A equipe de cirurgia da Clínica Baros deve sempre ser informada sobre a realização da cirurgia plástica para que acompanhemos o procedimento, evitando danos ao sistema.

Gravidez

A gravidez é uma contra-indicação para a realização da cirurgia. O ideal é que sejam utilizados métodos contraceptivos até a estabilização do peso, pois é possível haver muitas complicações na gravidez da mulher severamente obesa.

Normalmente, o feto tem prioridade em relação à mãe durante a gravidez. Mesmo assim, o aporte nutricional não deve ser diminuído neste período, sob pena de comprometer a saúde da mãe e do bebê. Portanto, caso as pacientes com a banda gástrica engravidem, o cirurgião deve ser informado para que o líquido do balão seja removido e assim, seja garantida uma boa nutrição e uma gestação sem alterações do desenvolvimento fetal.

Esta reversão é uma das particularidades exclusivas da técnica da banda gástrica ajustável. Nas demais, o procedimento é definitivo e uma gravidez poderia repercutir na má nutrição fetal.

Escreva um comentário:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Clínica Baros

Telefone:    +55.71.2109.2412