27 ago

TÉCNICAS – GASTRECTOMIA VERTICAL

A Gastrectomia Vertical ou Sleeve (do termo em inglês “Sleeve Gastrectomy”, que significa gastrectomia em manga) como também é conhecida é uma técnica de cirurgia bariátrica onde seccionamos e retiramos aproximadamente 80% do estômago, deixando um remanescente gástrico tubular que acomoda em torno de 200 a 250 g de alimentos sólidos por refeição. Essa técnica apesar de ser reconhecida como uma cirurgia apenas restritiva, tem dois importantes componentes metabólicos ou hormonais que influenciam na perda do peso e melhora das doenças associadas à obesidade. A retirada de boa parte do corpo do estômago e principalmente do fundo gástrico faz com que haja uma regulação do apetite pela supressão dos hormônios que desencadeiam a fome. Outro fator importante é o esvaziamento mais rápido do estômago fazendo com que os alimentos cheguem ao intestino mais cedo, o que induz reflexos hormonais de saciedade mais precocemente. Com isso a gastrectomia vertical oferece resultados comparáveis ao bypass gástrico a curto e longo prazo, a não ser por taxas de curas do diabetes menores e menor perda de peso em mulheres.

As vantagens da gastrectomia vertical são a menor incidência de alterações relacionadas a absorção de certos micronutrientes como ferro, cálcio e vitamina B12, pelo fato de os alimentos percorrerem todos os segmentos do trato digestivo sem desvios. Outra vantagem é a menor ocorrência de sintomas relacionados à chegada rápida de alimentos no intestino como a síndrome de dumping (mal-estar, taquicardia, pressão baixa e sudorese) mais presente no bypass gástrico.

A gastrectomia vertical, entretanto, deve ser indicada com cautela em pacienteS com quadro de refluxo gastro-esofágico importante ou esofagite persistente pois o procedimento pode piorar esse quadro com necessidade de uso constante de medicações tipo omeprazol, pantoprazol, etc. Em casos onde houver dúvida da presença ou não de doença do refluxo deve ser realizada uma avaliação com exames mais específicos como manometria esofágica e pHmetria, antes de realizar o procedimento.