05 dez

Por que fumar é ainda pior para obesos?

Olá , pessoal!

Hoje vamos falar sobre o cigarro e as complicações que pode trazer para quem será ou foi submetido à cirurgia bariátrica. O cigarro faz mal à saúde de qualquer pessoa e antes de toda cirurgia , é indicado parar de fumar dois meses antes da data do procedimento. Se não for possível, pelo menos reduzir em 50% o quanto antes e parar completamente 24 horas antes da cirurgia. E, de preferência não voltar mais a fumar.

Por que fumar é ainda pior para obesos?

Pessoas com excesso de peso já costumam ter pouco condicionamento físico e a gordura atrapalha a musculatura respiratória , entre outros fatores. Além disso, o tabagismo acarreta complicações após a cirurgia bariátrica, como úlceras nas bordas cirúrgicas e o desenvolvimento de estreitamentos. A nicotina, composto ativo do tabaco, aumenta a acidez no estômago, o que pode causar gastrite e úlcera.

O fumante tem maior risco de apresentar tosse no pós-operatório, que faz abrir os grampos no estômago; desenvolver complicações cardiopulmonares, entre outros fatores que podem aumentar o tempo de internamento. Lembrando que o respiron – aparelho de exercícios respiratórios – é fundamental para todo paciente, antes e depois da operação. A cirurgia bariátrica é o primeiro passo, que deve vir acompanhado de muitos outras
mudanças de hábito. O cigarro é uma delas!