12 ago

Obesidade e suas doenças relacionadas

Blog

A obesidade é uma doença crônica que pode desencadear novas doenças, a maioria graves, quando não controlada.

A quantidade exagerada de alimento ingerido acumula mais gordura do que o necessário em diversas partes do corpo. Uma delas são os órgãos, como o fígado, por exemplo.

A gordura acumulada acaba atrapalhando funções essenciais na fabricação, transformação e eliminação metabólica. Isso pode acarretar na alteração do funcionamento de proteínas e dos medicamentos ingeridos durante um dia. E mais do que isso, uma lesão no próprio fígado pode levar à cirrose ou, em extremos, à morte.

Os pulmões também são bastante afetados pela obesidade. Em sua atividade natural, o órgão abre e fecha, inspirando oxigênio e expirando gás carbônico. Por conta do peso elevado, o indicado seria o organismo da pessoa obesa ampliar a capacidade de entrada e saída dos gases, mas não é isso que acontece. O organismo acaba transportando a mesma quantidade de oxigênio e gás carbônico sem alterações. É por isso que obesos se cansam mais rápido em atividades físicas.

O excesso de peso ainda força algumas articulações como coluna, bacia, joelhos e calcanhares, as deixando mais sobrecarregadas. Desta forma, é muito comum o obeso sofrer lesões mais graves do que as pessoas que possuem peso dentro dos padrões. A hérnia de disco, por exemplo, é um dos problemas mais comuns – além de dores nas costas e até mesmo claudicação, uma espécie de câimbra nas pernas. E há problemas ainda mais graves, envolvendo os órgãos sexuais.

A obesidade é um dos fatores que pode levar à impotência e ao câncer de próstata no caso dos homens. Já nas mulheres, o excesso de peso pode influir diretamente na fertilidade e aumentar as chances de alguns tipos de cânceres, como de mama, cólon e útero. A todo esse repertório, podemos também acrescentar alguns problemas psicológicos como depressão, bulimia, isolamento e a síndrome do comer compulsivo.

compartilhar

BUSCA

Categorias

Cadastre seu e-mail

Faça o download do manual para saber mais detalhes sobre a cirurgia, dicas e outras informações.