20 maio

VÍDEO: Obesidade, cirurgia bariátrica e pedra na vesícula. Qual a relação?

No vídeo de hoje, o Dr. Marcos Leão (@marcosleaovb) aborda um tema que é dúvida de muitos pacientes antes e principalmente depois da cirurgia: as pedras na vesícula ????

???? A vesícula biliar é um órgão localizado na superfície inferior do fígado, medindo cerca de 7 a 10 cm de comprimento. Sua função é armazenar bile e esvaziar para o intestino, geralmente após uma refeição.

Devido a um distúrbio dos compostos químicos presentes na bile, são formadas pedras no seu interior, condição conhecida como colelitíase ou, popularmente, “pedras na vesícula”.

⚠️ A obesidade, por si só, já é um dos fatores de risco para a formação dessas pedras. A perda rápida de peso também pode facilitar a formação já que provoca alteração nos compostos químicos presentes na bile.

Uma medicação pode ser utilizada após a cirurgia bariátrica para diminuir as chances de formação dos cálculos.

Quais os sintomas e o tratamento das pedras na vesícula? ????

Os pacientes sintomáticos podem apresentar dor na parte superior e central do abdômen. A dor geralmente é intensa, contínua, às vezes podendo irradiar para as costas. É frequente a presença de náuseas e vômitos e pode ser confundida com dor de estômago, de rins ou até mesmo de coluna.

O tratamento é cirúrgico e envolve a remoção da vesícula. O procedimento é simples, realizado por vídeolaparoscopia, através de uma incisão abdominal de cerca de 1 centímetro.

Os riscos da formação de pedras na vesícula não superam os inúmeros benefícios de saúde e qualidade de vida após a cirurgia bariátrica.

Entre em contato com nossa equipe!
☎ (71) 3039-8282 ⁣
???? WhatsApp: (71) 98107-3414 ou pelo link disponível na bio! ????

Estamos na Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 – Bloco A, salas 4011, 4012 e 4013 – Centro Médico do Hospital da Bahia – Salvador⁣