14 fev

Planos de saúde devem custear cirurgias reparadoras após bariátrica

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as cirurgias plásticas reparadoras para retirada de excesso de pele em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica devem ser custeadas por planos de saúde. A decisão foi publicada nesta terça-feira (12).

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Dr. Marcos Leão, a resistência da cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica é fruto do preconceito que existe com a obesidade.

“A obesidade mórbida é uma doença grave. Nos estágios mais avançados, se fazem necessárias  múltiplas abordagens de diferentes especialidades médicas. A cirurgia plástica vem para complementar o tratamento em casos extremos, onde há um excesso de pele muito grande”, explica Marcos Leão.

Ainda de acordo com o cirurgião bariátrico, a cirurgia plástica, muitas vezes, contribui para os resultados positivos da cirurgia bariátrica. “Especialmente nos casos em que a cirurgia bariátrica é feita tardiamente, nos pacientes com  grau de obesidade elevado, causando flacidez e sobra de pele grande. “Se as pessoas operassem precocemente, muitas delas não precisariam de plásticas que acabam realizando”, finaliza o presidente da SBCBM.

Confira na reportagem do BATV/Rede Globo: