11 jun

Pandemia afeta distúrbios alimentares

Blog

É sabido que os transtornos emocionais são agravantes na luta contra a balança, pois, muita gente desconta seus problemas na comida, o que pode acarretar no aumento de peso.

Mas como a pandemia afeta os distúrbios alimentares? Pessoas com transtornos alimentares têm um alto risco de voltar a encarar o quadro ou ver sua gravidade piorar em uma situação de quarentena e carência de tratamento psicológico e psiquiátrico devido à pandemia.

As mudanças emocionais advindas do estresse das circunstâncias atuais se refletem no comportamento alimentar. As manifestações variam: desde comer excessivamente através do aumento da frequência da alimentação (os beliscadores) ou ter um quadro de compulsão alimentar propriamente dito.

Por outro lado, sabemos que o estresse da pandemia e da quarentena ocupam um papel preponderante na degeneração de hábitos alimentares anteriormente saudáveis a despeito de se conviver com um transtorno ou não. Mas, para quem tem a condição, o distanciamento social e as restrições do isolamento podem, de fato, manter ou piorar o problema.

Para evitar os impactos negativos da pandemia no sobrepeso é ideal priorizar alimentos nutritivos, ficar atento ao tamanho das porções, praticar uma alimentação consciente, repaginar o estoque alimentar, evitar o “comer emocional”, exercitar o autocuidado e buscar ajuda profissional.

Entre em contato com a gente!

☎ (71) 3039-8282 ⁣
???? WhatsApp: (71) 98107-3414

Estamos na Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 – Bloco A, salas 4011, 4012 e 4013 – Centro Médico do Hospital da Bahia – Salvador⁣

compartilhar

BUSCA

Categorias

Cadastre seu e-mail

Faça o download do manual para saber mais detalhes sobre a cirurgia, dicas e outras informações.