25 ago

Entenda as técnicas cirúrgicas!

Entre as técnicas de cirurgia bariátrica regulamentadas no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), existem duas realizadas com mais frequência devido ao seu desempenho no tratamento da obesidade e doenças relacionadas, segurança e eficácia.

⭐ O Bypass Gástrico é uma técnica estudada desde 1960. No Brasil, o método corresponde a 75% de todas as cirurgias bariátricas realizadas.

Neste procedimento, o cirurgião grampeia parte do estômago, o que reduz o espaço para o alimento, e cria um desvio do intestino inicial, o que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome.

Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de auxiliar no controle da diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.

⭐ Já a gastrectomia vertical é uma técnica de cirurgia bariátrica que consiste na retirada de cerca de dois terços do estômago, o transformando em uma espécie de tubo.

Nesta técnica, o cirurgião foca em reduzir o volume alimentar ingerido pelo pacientes e retirar parte do estômago responsável pela produção da grelina, o hormônio responsável por gerar a sensação de fome. Outro fator importante é o esvaziamento mais rápido do estômago fazendo com que os alimentos cheguem ao intestino mais cedo, o que induz reflexos hormonais de saciedade mais precocemente.

É um procedimento que já é feito há mais de 20 anos, tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças como o colesterol elevado.

Saiba mais sobre obesidade, cirurgia bariátrica e metabólica em nosso site: www.clinicabaros.com.br

☎ (71) 3039-8282
???? WhatsApp: (71) 98107-3414

Estamos na Av. Prof. Magalhães Neto, 1541 – Bloco A, salas 4011, 4012 e 4013 – Centro Médico do Hospital da Bahia – Salvador