22 jan

Dr. Marcos defende cirurgia para Diabetes Tipo 2 em encontro da Agência Nacional de Saúde no Rio de Janeiro

O Dr. Marcos Leão Vilas Boas, cirurgião da Clínica Baros, esteve nesta terça-feira (22), no Rio de Janeiro, em evento promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aonde defendeu o acesso à cirurgia metabólica para os pacientes com Diabetes Tipo 2,

Marcos Leão acaba de assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

O objetivo do evento foi detalhar o novo processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, bem como esclarecer a Resolução Normativa nº 439, que estabelece etapas e fluxos para a revisão periódica da lista de coberturas dos planos de saúde.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas, conta que a uma das ações da sua gestão será solicitar a inclusão da cirurgia metabólica no Rol de Procedimentos da ANS.

“Uma das principais ações da nossa gestão será trabalhar pela divulgação da cirurgia metabólica no país e pela sua inclusão no Rol na ANS, permitindo que as pessoas com Diabetes Tipo 2, que não conseguem o controle por meio de medicamentos, tenham acesso ao tratamento da doença”, afirmou Marcos Leão.

No Brasil, a Cirurgia Metabólica passou a ser indicada como opção no tratamento  diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) para pacientes que possuem Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. A resolução foi publicada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) – 2.172/2017 e traz regras que ampliam a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.

“Estudos de impacto orçamentário, técnicos e científicos embasam a fundamentação e comprovam os benefícios da cirurgia na remissão da doença, nos custos de tratamento e na mortalidade dos doentes”, reforça o Dr. Marcos.

CANAL COM A SOCIEDADE – Um dos principais temas do encontro promovido pela ANS foi a apresentação do FormRol – formulário eletrônico que passa a ser o canal exclusivo para envio das contribuições pela sociedade. A ferramenta será disponibilizada no portal da ANS, para toda a sociedade, sempre no início dos ciclos de atualização, permitindo a participação social em dois momentos: na fase inicial e, posteriormente, na habitual Consulta Pública que precede a publicação da nova lista de coberturas obrigatórias.

Participaram do workshop integrantes do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde), entidades representativas do setor, órgãos de defesa do consumidor, entidades médicas, indústria de medicamentos e operadoras de saúde.

Encontro com o Ministro da Saúde – Na oportunidade, o presidente da SBCBM, Marcos Leão,  esteve  com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta,  que prometeu trabalhar para implementar a cirurgia bariátrica junto ao Sistema Único de Saúde  (SUS).